Somos mulheres! Feministas, amazônidas, guerreiras da floresta, das águas, das cidades, dos campos, quilombolas, aldeias.
Somos mulheres que sonham, criam, realizam, inspiram, se reinventam e todos os dias conjugam o verbo esperançar. Somos plural e somos únicas: indígenas, negras, brancas, quilombolas, caboclas, afro-indígenas, coloridas, trans, cis, com deficiências e tantos desafios. No entanto, sempre com a garra que o calor amazônico nos forjou desde o ventre de nossas mães. Somos brazis, brasileiras de tantas origens, de tantos cantos, encantos, sabores, sotaques, cheiros e cores.
Como gameleiras, árvores seculares e frondosas da nossa Amazônia, somos guardiãs da vida, da floresta, do nosso povo e do nosso país. Acreditamos na força que vem da raiz, na nossa ancestralidade. Somos amazônidas de sorriso sincero e farto, somos encantadas, coloridas pelo pôr do sol nos nossos rios, barrancos e igarapés. Filhas do ventre da terra somos fortes, mulheres de ternura e de garra.
Somos força potente da vida, somos natureza, cada semente, uma floresta. E esse sentimento de pertencimento e territorialidade é o que nos faz únicas. Sim, somos poderosas como as águas dos rios e igarapés que juntas sempre chegam ao mar. Somos imãs de boas energias e irmãs com o brilho das estrelas no olhar. Temos a leveza da brisa na alma, o canto suave das manhãs e a força do vento nos braços, no balanço, nos embates, rebojo, banzeiro e mormaço. Somos sol, lua e estrela. Somos cunhatãs, curumins, malês…dançando no terreiro. Curandeiras, mestras e tecelãs que desatam nós e tecem a teia da vida, conectadas pelo ventre sagrado, acolhendo, fortalecendo e conjugando o verbo amar.
Somos guerreiras amazônidas, de luta, de causas, com nossas bandeiras em defesa das nossas florestas, dos povos que nela habitam, dos direitos humanos, de toda a humanidade. Lutamos ela igualdade, pela liberdade, pela justiça e equidade social. Queremos celebrar a vida e o livre ser e pensar. Em ciranda, de mãos dadas, cantar e dançar iluminadas pelo luar.
Nossa resistência e protagonismo são fundamentais nesses tempos de ventos fortes. Estamos acima de qualquer sigla partidária, somos de vários credos religiosos, de todas as vertentes profissionais, Somos IMA, somos UMA! E por sermos assim, queremos convidar você para somar nessa força que nos impulsiona, que nos faz sonhar, acreditar, esperançar nesse mulherio, mulher–rio, mulher – pororoca, mulher – mar!
Sejam todas bem-vindas ao nosso universo feminista da Amazônia!
INSTITUTO MULHERES DA AMAZÔNIA – IMA
MOVIMENTO ARTICULADO DE MULHERES DA AMAZÔNIA – MAMA