O Instituto Mulheres da Amazônia – IMA e o Fundo de Populações das Nações Unidas – UNFPA realizaram em parceria com a Associação das Parteiras Tradicionais da Floresta de Marechal Thaumaturgo – Maria Esperança o Projeto: “Parteiras Tradicionais da Floresta: Sagrado Feminino” na semana do dia 02 a 07 de maio em comemoração ao Dia Internacional das Parteiras.
[Veja o vídeo no final dessa matéria]📲
![109. Dia Internacional das parteiras [49] 109. Dia Internacional das parteiras [49]](https://imabr.org/wp-content/uploads/elementor/thumbs/109.-Dia-Internacional-das-parteiras-49-scaled-prmtnax54o45j78pxf2kzahab4bermcld2vmxs1vog.jpg)
FOTO: Lucas Maná - Comunicação IMA
A equipe do IMA esteve acompanhada pela Doutora em Ciências Sociais Louisa Acciari e Nádia Sassine, representantes do GRRIPP (rede global de pesquisadores profissionais e gestores de políticas públicas a partir de uma perspectiva de gênero) da Universidade de Londres, parceiras do IMA em outros projetos.

Nádia Jackson, Concita Maia, Nazaré e Dra. Louisa // FOTO: Lucas Maná - Comunicação IMA
A Associação das Parteiras Maria Esperança realizou uma audiência com o Prefeito de Marechal Thaumartugo, Valdelio Furtado e a Secretaria de Assistência Social, Fátima Ashaninka. Na pauta a retomada ou a aquisição de uma nova sede da Associação que tenha a função administrativa e principalmente a função de Casa de Apoio para as parteiras dos altos rios e suas partunientes antes, durante e após um parto complicado que necessite de maior apoio.

Prefeito Valdelio Furtado e a Presidente da Associação Maria Esperança Maria de Nazaré FOTO: Lucas Maná - Comunicação IMA
Na audiência a equipe do IMA e da Associação das Parteiras presenciaram um momento muito emocionante, o momento em que o prefeito reviveu sua relação com a sua parteira. Extremamente sensibilizado com as parteiras, o prefeito assumiu o compromisso da sede da Associação, por estarmos em ano eleitoral, o compromisso ficou para o ano de 2023.

FOTO: Lucas Maná - Comunicação IMA
Dia 5 de Maio - Dia internacional das Parteiras
O IMA, com apoio da UNFPA – Fundo de Populações das Nações Unidas, realizaram em conjunto com a Associação das Parteiras Tradicionais da Floresta de Marechal Thaumaturgo – Maria Esperança, um encontro presencial na Câmara Municipal, com 45 parteiras da sede do município e dos rios Amônia, Alto Juruá, Breu, Tejo e Bagé; contamos com a presença do representante do prefeito e Secretário de Agricultura, João Luciano da Costa; com a Secretária de Assistência Social, Fátima Asheninka; o Presidente da Câmara Municipal, José Eriberto e o Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Marechal.
[Veja o vídeo no final dessa matéria]📲

FOTO: Lucas Maná - Comunicação IMA
O encontro teve início com um momento de acolhimento das parteiras com um café da manhã coletivo, logo após deram inicio aos trabalhos com a Presidenta da Associação, Nazaré Nogueira Maia, apresentando toda a diretoria da entidade eleita em novembro do ano passado. Todas as parteiras presentes em total harmonia e sintonia cantaram o Hino das Parteiras de autoria da Zenaide – Parteira e Mulher Vagalume, que foi a primeira presidenta da associação (conheça o hino no final dessa matéria).

FOTO: Lucas Maná - Comunicação IMA
As parteiras se dividiram em grupos e expressaram nas formas escritas e através de desenhos o significado do que é ser parteira para elas, experiências e vivencias nas diversas perspectivas, a proposta dos desenhos é porque várias parteiras possuem dificuldades com a escrita.

FOTO: Lucas Maná - Comunicação IMA
As parteiras aprovaram por unanimidade o documento que será entregue para o governador do Acre pelo IMA, no qual reivindicam a valorização da profissão, distribuição do Kit Parteira (instrumentos necessários para realizar o parto seguro e saudável, entrar em vigor imediatamente o Decreto nº 2834 de 30 de dezembro de 2013, que institui a Bolsa Parteira no estado.

FOTO: Lucas Maná - Comunicação IMA
Durante o encontro, as parceiras do GRRIPP – Universidade de Londres, Louisa e Nádia em mais um momento muito emocionante do nosso encontro, nossas parceiras anunciaram que irão custear os custos para a regularização junto aos órgãos.
