O IMA em parceria com o GRRIPP da Universidade de Londres, realizaram nos dias 12 a 14 de maio em Brasília o curso de Qualificação em Gestão de Projetos.
EDIÇÃO:Lucas Maná – Comunicação IMA
O curso teve a participação de mais de vinte mulheres amazonidas de seis estados com várias representações de mulheres negras, camponesas, trabalhadoras domésticas, trabalhadoras rurais, mulheres transexuais, indígenas e lideranças políticas.

FOTO: Nádia Jackson – Gerente de Finanças e Due Diligence da GRRIPP na UCL
A qualificação foi realizada pelas formadoras Dra. Louisa Acciari e Nádia Jackson do GRIPP. Teve como objetivos responder a editais e elaborar propostas, montar plano de ação e monitoramento e conhecimento de ferramentas básicas de finanças. Buscando aumentar a visibilidade de aprender com visões de mundo alternativas produzidas no “sul global” sobre gênero e interseccionalidade e múltiplas formas de opressão.

FOTO:Helen Perrela – Comunicação IMA
Fortalecendo políticas públicas, apoiando os esforços para formular e implementar políticas e estruturas que atendam às questões e interseccionalidade. Na prática ampliar iniciativas que promovam a igualdade de gênero na implementação de projetos de desenvolvimento e humanitários, onde a igualdade seja um resultado e não apenas um critério adicional.

FOTO:Helen Perrella-Comunicação IMA
O encontro das mulheres em Brasília foi um reencontro após dois anos afastadas devido à crise sanitária, com vários momentos emocionantes, abraços, sorrisos e lágrimas. Algumas mulheres se conheceram de forma virtual mas sempre apoiando e incentivando uma as outras.

FOTO: Helen Perrella – Comunicação IMA
No inicio do encontro cada mulher apresentou algo significativo para ela e seu estado, um objeto, uma fruta, uma roupa, uma bandeira… Foram vários momentos de superação e aprendizado para todas as participantes de como fazer a elaboração, execução e prestação de contas dos projetos e como exercício elas teriam que apresentar a proposta de um projeto para a realidade de cada participante.

FOTO: Helen Perrella – Comunicação IMA
Surgiram projetos lindos de empoderamento, emancipação, autonomia financeira e sobretudo superação pessoal das mulheres. Todas as mulheres envolvidas retornaram aos seus estados com muitos sonhos, objetivos e certas que podem e vão conseguir realizar projetos que impactam diretamente na vida e transformam a realidade das mulheres da Amazônia.

FOTO: Helen Perrella – Comunicação IMA
A Qualificação em Gestão de Projetos em Braília contou com a participação de convidados externos.
Myllena Calasans; advogada feminista, Thiago Ghere; professor UnB, Virginia Canedo; Cruz Vermelha e Virginia Gontijo; ONU Mulheres.

O encerramento contou com uma bela festa de formatura, onde as participantes receberam certificado do GRRIPP e IMA.

FOTO: Helen Perrela – Comunicação IMA
A lembrança dos momentos vivenciados por cada uma, ficará certamente na história de força e garra das mulheres Amazônidas.

O GRRIPP levou as participantes para conhecer pontos turísticos de Brasília o que proporcionou um rico conhecimento sobre alguns assuntos importantes para a política brasileira.

Que maravilha!
Parabéns a equipe de Comunicação do IMA!
Estou ENCANTADA!
Obrigada!